Curso : Formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Modulo : Planejamento de seqüências didáticas com o uso das TIC e recursos educacionais digitais.
Atividade :2
As aulas onde os alunos participam da construção, onde o diálogo exista de forma espontânea, são mais proveitosas no que diz respeito a aquisição de habilidades e competências.
No dia a dia a motivação da aula vai surgindo à partir de questionamentos do professor e quando todas as perguntas e respostas são levadas com o devido respeito , abre-se uma infinidade de soluções e criações mentais para a resolução de problemas.
Em particular me identifico com as perguntas desafiadoras e as exploratórias. A abordagem que dou a esses tipos de questionamentos são as que sustentam minhas próprias curiosidades, por exemplo: por que eu falo em reciclagem e continuo comprando produtos chineses? Ou formiga tem coração?
Ocorrem interferências devido aos conhecimentos prévios dos alunos onde aproveito para direcionar as idéias ou mesmo enriquece-las. É plenamente possível usar essas abordagens (desafiadoras e exploratórias) em nossa escola , planejando e adaptando a postura de professor pesquisador.
Quando o professor compreender que dependendo de sua motivação a engrenagem da aula criativa e experimentadora vai fluir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário